O Concelho de Alcanena tem gráves problemas nas Acessibilidades. A CDU, na campanha eleitoral autárquica, levantou por várias vezes esta questão, elegendo mesmo este problema como uma das prioridades da sua intervenção. Queremos destacar a ligação entre Serra de Santo António e Minde, pela costa de Minde, que, pelas suas características, pressagia a ocorrência frequente de acidentes de viação graves ou fatais. Vamos aos factos:
- É uma descida com uma percentagem de inclinação média de 9% chegando em alguns locais aos 11% com uma curva a meio da descida de 180graus.
- O piso está completamente desgastado tornando a aderência à estrada uma verdadeira aventura.
- Os pilares reflectores colocados do lado da falésia que existem só até à curva, estão invisíveis pela falta de limpeza do mato.
- Do lado oposto à falésia não existe qualquer barreira ou rede de retenção, de forma a evitar o rolamento de pedras de grandes dimensões para a via, a sinalização horizontal e vertical é practicamente inexistente, etc...
A CDU conhece (porque o consultou) o projecto para esta estrada, que contempla uma intervenção de fundo, com várias melhorias no capítulo da segurança e que está orçado em 380 mil euros. Tem sido uma batalha que a CDU tem vindo a travar através de várias acções pelos seus eleitos, e que tenciona continuar no sentido de este ou outro projecto ser posto em prática. A estatística, ajuda a perceber o quão elevado é o risco de acidentes neste troço. Em 2009 ocorreram 15 despistes com necessidade de intervenção de reboque e 6 acidentes com intervenção dos bombeiros, resultando daí, 5 feridos. No conjunto foram 21 ocorrências, num troço de dois quilómetros, o que é muito significativo.
Urge requalificar esta estrada, para que acabem os frequentes acidentes de viação que aí ocorrem, o que passa pelo lançamento do respectivo concurso público, que concretize o projecto existente.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário