25 novembro 2009
Deputado António Filipe questiona a Assembleia da Républica ” Deposição de resíduos industriais perigosos junto do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros”.
A associação ambientalista Quercus deu conhecimento aos grupos parlamentares
de ter tido conhecimento de que estavam a ser depositados ilegalmente resíduos
industriais perigosos em espaço de Reserva Ecológica Nacional, junto do Parque
Natural das Serras de Aire e Candeeiros, por uma empresa de transportes, em
Covão do Coelho no concelho de Alcanena.
Uma recente reportagem televisiva deu conta da existência de resíduos industriais
provenientes da fábrica de pasta da Celulose Beira Industrial (Celbi), S.A., os
quais são transportados por uma empresa para uma área junto da empresa em
Covão do Coelho, ao lado do Km 103,5 da Auto-Estrada A1, entre Minde e
Fátima.
Segundo as análises efectuadas, existem diversos resíduos com compostos
perigosos para a contaminação dos solos e da água, com potenciais efeitos
nefastos para a saúde pública.
Informa a Quercus que os resíduos foram enterrados e colocado saibro para os
camuflar, sendo que a zona está próximo de uma falha geológica em área de
máxima infiltração no Maciço Calcário Estremenho próximo da Serra de Aire, o
que aumenta o risco de contaminação do aquífero e das nascentes e captações
da região.
Sendo o abandono de resíduos industriais ilegal e punido por lei, importa que as
autoridades competentes intervenham, com vista ao apuramento de
responsabilidades, à remoção dos resíduos e à descontaminação dos solos.
Nestes termos, pergunto ao Ministério do Ambiente e do Ordenamento do
Território, se tem conhecimento da situação denunciada pela Quercus quanto ao
transporte e deposição de resíduos industriais perigosos junto do Parque Natural das
Serras de Aire e Candeeiros e que medidas tenciona tomar com vista a impedir essa
actuação, a remover os resíduos depositados, a descontaminar os solos, a impedir
tais práticas e a apurar responsabilidades pelos danos ambientais provocados.
Palácio de São Bento, quarta-feira, 18 de Novembro de 2009
Deputado(a)s
António Filipe(PCP)
16 novembro 2009
04 novembro 2009
ATROCIDADES NAZI-SIONISTAS

Michael Moore em Cuba
Moore viajou a Cuba com três voluntários que haviam trabalhado nas ruínas do World Trade Center, em New York, depois dos ataques de 11 de setembro de 2001. Segundo ele, os voluntários sofrem de problemas de saúde desde que atuaram naquele local e têm dificuldade de acesso aos tratamentos públicos. Moore diz tê-los levado de barco até a base naval estadunidense de Guantánamo - que fica encravada no leste de Cuba e onde Washington mantém suspeitos estrangeiros de terrorismo - para ver se eles receberiam o mesmo atendimento médico gratuito dos detentos. Após serem barrados, eles decidiram ver que tipo de atendimento médico encontrariam em Cuba, cujo governo comunista se orgulha da qualidade de seus hospitais. Excerto do documentário "Sicko" (S.O.S. Saúde), de Michael Moore.
03 novembro 2009
ASSINE A PETIÇÃO DA CGTP-IN:
Em consequência do encerramento de grande número de empresas, deslocalizações e salários em atraso, resultante da governação do PS e do comportamento do patronato, milhares de trabalhadores são hoje desempregados de longa duração e muitos outros, essencialmente jovens, devido ao emprego precário, estão desempregados e sem direito a protecção no desemprego, conduzindo muitos famílias à situação de pobreza.
Impõe-se alargar a protecção no desemprego, reduzindo os períodos de garantia para 365 e 90 dias dos subsídios de desemprego e social, e o prolongamento deste durante todo o período de recessão; majoração das prestações familiares e das prestações de desemprego quando há em simultâneo mais que um desempregado no mesmo agregado.
O Governo de Sócrates impôs desde 1 de Janeiro de 2008 a todos os trabalhadores que se reformaram por velhice, uma redução na sua pensão. Ao valor da pensão resultante do cálculo, aplica-se este factor de sustentabilidade. Em 2008 a redução foi de 0,56%, e em 2009 o valor acumulado de 1,32%. Em cada ano, se a esperança de vida aos 65 anos aumentar, como está previsto, maior será a redução das pensões.
Milhares de reformados e aposentados têm perdido poder de compra, dado que os aumentos das pensões não acompanharam a inflação.
Com as novas regras de actualização (IAS), nem as pensões mínimas “escaparam”, deixando estas de crescer, mantendo só o poder de compras, rompendo com o ciclo da sua dignificação, que vinha há muito a ser prosseguido.
http://www.cgtp.pt/peticoes/2009/sociais/index.php
06 outubro 2009
Património Geológico e Cultural do Polje de Minde
Recuperação, Preservação e Valorização
(Projecto de Recuperação versão reduzida)
Clique Aqui
30 setembro 2009
Um lugar muito nobre
- fica dentro do aglomerado urbano, não tendo hipótese de alargamento, o que revela falta de visão de futuro;
- os acessos interferem com a população e a criação de novos acessos passará certamente por zonas protegidas pela rede natura 2000 (é pena que o nosso desenvolvimento esteja sempre dependente da degradação do meio ambiente);
- a zona tem elevado interesse paisagístico/cénico e natural;
- o seu actual local não cativa empresas de fora que se queiram desenvolver;
Para além disto, o facto deste espaço se encontrar vazio (não correu a ocupá-lo o nosso parque industrial), leva-nos a questionar se não haverá já uma consciência colectiva de que o que foi criado não responde às reais expectativas/necessidades dos industriais. Haverá quem responda e quem se responsabilize pelo investimento? Parece-nos que se reconhecemos o erro, não devemos persistir nele.
Continuamos a defender o abandono por completo do projecto da Zona Industrial, na borda da mata e nas traseiras do cemitério, apostando num projecto conjunto com os vizinhos municípios de Ourém e Porto de Mós, para a zona entre Vale Alto e Maxieira, onde, aliás há muito está a crescer uma Z.I. aparentemente clandestina e desordenada. Esta tem a vantagem de ser fora da área do P.N.S.A.C. e também o facto de um dia poder vir a ter um nó com a A1 nas imediações e fomentará certamente parcerias industriais ao mesmo tempo que circunscreve os riscos ambientais.
Na mesma linha, a nossa proposta é de aproveitar a idílica localização da actual Z.I. de Minde para neste local fazer crescer o “Pólo Cultural de Minde”: sedes para as colectividades, museus, auditórios ao ar livre, espaços verdes, estacionamento, espaços para os mais variados festivais, acessos razoáveis e acima de tudo um lugar ideal em termos cénicos, pela sua beleza e tranquilidade, para desenvolver actividades culturais. Certamente, um projecto para desenvolver ao longo do tempo, com muito espaço para crescer, um projecto nobre para um lugar muito nobre de Minde. Conscientes das dificuldades legais que essa mudança pode acarretar, acreditamos que com vontade política tudo, ou quase tudo, se pode conseguir.
Assim, parece-nos inapropriado, no Largo Justino Guedes, o actual projecto das sedes para aquele local; 1400m2 podem ser suficientes mas nunca poderão crescer mais do que isso no futuro. Até nos parece um retrocesso na filosofia do C.A.O.R.G, sempre pensando e apostando em grande, dignos, pelas suas legítimas ambições de um espaço sem estas limitações e constrangimentos.
Sentimos a convicção de levar por diante este projecto, tanto da parte do C.A.O.R.G. como da Sociedade Musical Mindense, porém temos o dever de alertar que está a nascer um projecto com poucas perspectivas de futuro. Veja-se, por exemplo, o cine-teatro: uma obra com cerca de 50 anos, necessita já de há muito de mais espaço de bastidores, para camarins, cenografia, arrumos, etc. O Jardim de Infância do Centro de Bem Estar Social alargou as suas instalações há pouco tempo. O lar de idosos está em fase de ampliação. A Escola do 2º e 3º Ciclo de Minde será brevemente alargada, comprometendo o espaço de recreio das crianças. Enfim, com mais ou menos exemplos, é fácil de compreender que espaço para edificar e crescer, antes em sobra que em falta.
A nossa terra tem de prevenir a falta de planeamento de que tem sido alvo. Exemplo disso são as infra-estruturas escolares longe dos espaços desportivos como a piscina e o pavilhão gimnodesportivo, a localização do mercado à mistura com o parque escolar, a construção do Bairro das Saramagas numa zona fora do núcleo habitacional, com elevados custos para a criação de infra-estruturas, quando existem terrenos livres dentro do núcleo urbano, o caso da localização do Centro de Saúde que dificulta o acesso a pé por parte dos seus utentes, etc..
Será o problema do nosso PDM que permite esta falha a nível do ordenamento da vila de Minde? Ou será que aos nossos autarcas o importante é cortar a fita no dia da inauguração, independentemente do que se inaugura, com que utilidade e em que local?
Importa planear o futuro não repetindo os erros do passado.
Voltando ao Largo Justino Guedes, muito se poderia fazer: melhorar os traçados das ruas, nomeadamente da Rua João Martins, com um traçado mais rectilíneo, da Rua de Sº António, a inflectir para o lado da Avenida, criando mais espaço livre ao lado do coreto… E não esquecer um largo confortável contíguo à capela de Sº António, permitindo, nas zonas livres circundantes, árvores, estacionamento e um parque infantil, espaço livre, vital para a qualidade de vida dos moradores, espaço para as crianças brincarem.
22 setembro 2009
13 setembro 2009
11 setembro 2009
Debaixo dos nossos pés.
A nascente dos Olhos de Água do Alviela já foi um dos pontos mais importantes de abastecimento de água à capital e a do Almonda é a principal abastecedora de água a uma das indústrias que dela mais necessita, a do papel, e a beneficiadora é a conhecida fábrica da Renova.
Ora, estas importantes nascentes recebem águas de Minde e este facto, certamente, enche de orgulho todos os mindericos.
Muitas histórias de Minde estão ligadas à água que circula por debaixo dos nossos pés e as nascentes trazem à superfície. São histórias de algares e gatos, de lagoas e sumidouros, da mata e das vinhas, histórias simples que são o elo de ligação entre as gerações mais antigas e as mais novas. Elo entre um tempo em que a água, a terra, a chuva e o sol eram quase tudo e um tempo em que a natureza apenas existe nos documentários da National Geographic e do Discovery, passados sempre lá longe, num mundo afastado e separado do actual, do real, do mundo do dia a dia.
E, no entanto… Está tudo à nossa mão e diante dos nossos olhos. Basta apenas fazer uma pausa, saber agarrar o tempo e olhar de frente a paisagem.
Encostas íngremes, rocha nua, cabeços ondulantes e vales sinuosos, é este o mundo que a água percorre, desprevenida, antes de se deixar atrair pelos precipícios dos algares e pela obscuridade e frescura das grutas. Nasce pura das gotas de água da chuva ou da condensação do ar nas paredes subterrâneas e assim será entregue às nascentes. Límpida e cristalina, como nos filmes.
Mas graves perigos a ameaçam. E os mindericos sabem, em muitas histórias sussurradas ou contadas à gargalhada, em muitos factos ignorados, em muitas cumplicidades reprováveis. Os esgotos domésticos, as águas de lavagem das estradas, as estrumeiras, os efluentes e os resíduos industriais têm sido lançados nos algares ou negligentemente abandonados em pontos onde contaminam as águas subterrâneas.
As nascentes são cada vez mais conhecidas internacionalmente mas era bom que estes factos não fossem.
Que fazer para isso?
Primeiro, é necessário tirar partido do que já temos ao nosso alcance, ou porque a natureza nos deu ou porque fomos construindo e falta dar apenas alguns passos. Por exemplo: Porque continuamos a deixar a Mata abandonada? Porque é que não temos furos de captação com água de boa qualidade e compramos água aos outros? Porque é que não está já plenamente funcional a rede de saneamento básico, com os esgotos de todas as habitações ligados à rede e a ETAR a funcionar devidamente em vez de enviar as águas para um algar que garantidamente comunica com as nascentes?
Depois, é necessário adequar os planos de ordenamento das bacias de alimentação das nascentes de modo a evitar uma elevada densidade de ocupação da região, aceitando apenas as actividades indispensáveis para o bem estar das populações já instaladas, evitando a proliferação de “parques industriais” de viabilidade duvidosa, apoiando as actividades sustentáveis e impedindo as poluentes, requalificando estradas já existentes e evitando a multiplicação de rodovias.
Será que os mindericos têm coragem para mudar este estado de coisas e começar a rodar um filme diferente que possa ser mostrado em qualquer parte do mundo sem nos envergonhar?
07 setembro 2009
Compromisso Eleitoral para a Freguesia de Minde 2009
01 setembro 2009
Festa do Avante
Dizem que não há festa como esta e é bem provável. Mais do que um encontro político, a Festa do Avante é conhecida por reunir diferentes gerações e promover um saudável intercâmbio de culturas, através da música de diferentes estilos das exposições e debates, das tasquinhas regionais e do simples convívio.
Este ano, a abertura do evento será uma Grande Gala de Ópera onde se irão ouvir composições de Verdi, Bizet, Mozart, Puccini, Rossini ou Gershwin. O espectáculo será dirigido pelos maestros Jorge Alves e Kodo Yamagishi, acompanhado pela Orquestra Sinfónica do Ginásio Ópera, pelo Coro Lisboa Cantat e por vários solistas nacionais e estrangeiros.
Mas durante os três dias do evento, cabem todos os estilos no Palco 25 de Abril: do jazz ao fado, do rock à folk, sem esquecer os novos valores da música portuguesa mas onde também não faltam reconhecidos nomes como Maria João e Mário Laginha, Nelson Cascais, Tereza Salgueiro, Aldina Duarte, Clã ou Blind Zero.
São assim muitos os concertos e as actividades que irão mais uma vez reunir na Quinta da Atalaia milhares de fãs desta festa tão particular no panorama nacional.
Para mais informações vão ao sítio da Festa do Avante.
25 agosto 2009
Por causa do combate ao surto de Gripe A
"Por causa do combate ao surto de Gripe A
Em Minde, 4000 utentes iriam ser de imediato afectados no acesso a Cuidados de Saúde
Ninguém coloca em causa que se devem tomar medidas prévias para combate a surtos epidémicos. Mas também achamos que as medidas devem ser adequadas em relação à realidade. E todas as decisões devem obedecer a alguma coerência, serem tomadas com muito bom senso e sempre em diálogo com a comunidade que, por essas medidas, vai ser beneficiada e/ou prejudicada.
O imbróglio criado com a afectação da totalidade das instalações da Extensão de Saúde de Minde (Concelho de Alcanena), para o acompanhamento dos possíveis casos de gripe A, da zona do ACES “Serra d'Aire” - que engloba os concelhos de Ourém, Alcanena, Torres Novas e Entroncamento – prova que muito ainda há a fazer no capítulo da organização dos cuidados de saúde, nos métodos de informação aos utentes e na auscultação prévia das entidades que conhecem as realidades.
Felizmente que prevaleceu algum bom senso. Afectar parte das instalações e preparar os meios necessários para o caso de haver mesmo um grande surto gripal. Incorrecto era afectar já cerca de 4000 cidadãos no acesso a cuidados de saúde de proximidade (pois todos os serviços seriam transferidos para a Alcanena, a dez quilómetros de distância), para deixar a totalidade das instalações para acudir a doentes, até agora inexistentes, com gripe A.
Infelizmente a nível nacional, as decisões parecem um pouco erráticas. Vejamos, numa primeira fase todos os casos com sintomas eram encaminhados para determinados hospitais, agora só vão receber os casos mais graves. Divulgou-se que os primeiros apoios deveriam ser obtidos através do acesso à linha Saúde 24, mas a própria Ministra veio a público manifestar o seu desagrado pela forma deficiente com que tal serviço estava a funcionar. As últimas directrizes informam que serão os Centros de Saúde a atender os casos de gripe A. Os Cuidados de Saúde Primários, o parente pobre do SNS, com mais uma responsabilidade... Esperemos que não seja mais um problema a somar aos que já existem e que têm graves consequências na prestação de cuidados de saúde às populações.
A CUSMT, certa de que a saúde é o bem mais precioso do ser humano, faz votos para que o súbito interesse de alguns candidatos às próximas eleições (depois de silêncios comprometedores e complacentes), pela organização da prestação de cuidados de saúde não se fique pelo período da campanha eleitoral. Continuem a emitir opiniões no futuro e todos os dias.
As populações agradecem.A Comissão de Utentes da Saúde do Médio TejoMédio Tejo, 25.8.2009"
24 agosto 2009
Extensão de Saúde de Minde
21 agosto 2009
Candidatos da CDU à Assembleia de Freguesia de Minde

Paulo Jorge dos Anjos Simões Vaz, nascido em 07-02-1974, com a profissão de Gerente
Candidato proposto pelo PCP
___________________________________________________________
Patrícia Jeremias Rita Dinis da Silva Afonso, nascido em 16-09-1982, com a profissão de Programadora de Informática
Candidata Independente proposta pelo PCP
___________________________________________________________
Luis Miguel Gonçalves Lopes, nascido em 14-09-1980, com a profissão de Engenheiro Geólogo
Candidato Independente proposto pelo PCP
___________________________________________________________
João Manuel Gonçalves Henriques, nascido em 21-03-1974, com a profissão de Engenheiro Geógrafo
Candidato Independente proposto pelo PCP
___________________________________________________________
Cláudia Correia Pires, nascida em 19-04-1981, com a profissão de Socióloga – Mediadora Sócio Cultural
Candidata Independente proposta pelo PCP
___________________________________________________________
Mário Rui Rodrigues Salcedas, nascido em 27-02-1980, com a profissão de Bombeiro
Candidato proposto pelo PCP
___________________________________________________________
António Manuel Exposto, nascido em 27-03-1937, com a profissão de Coordenador de Acção Educativa (aposentado
Candidato proposto pelo PCP
___________________________________________________________
Lina Maria Rodrigues Zeferino, nascido em 30-12-1973, com a profissão de Auxiliar da Acção Educativa
Candidata Independente proposta pelo PCP
___________________________________________________________
Paulo Jorge Almeida Santos, nascido em 17-07-1971, com a profissão de Motorista
Candidato Independente proposto pelo PCP
___________________________________________________________
Amilcar da Silva Fontes, nascido em 10-05-1952, com a profissão de Desenhador
Candidato proposto pelo PCP
___________________________________________________________
Silvia Isabel Almeida Ruivo, nascida em 05-09-1974, com a profissão de Auxiliar de Acção Educativa
Candidata Independente proposta pelo PCP
___________________________________________________________
João Manuel Moteiro Henriques, nascido em 01-03-1971, com a profissão de Funcionário dos CTT
Candidato Independente proposto pelo PCP
___________________________________________________________
Vitor Manuel Carvalho Ferreira , nascido em 18-01-1954, com a profissão de Motorista de Pesados
Candidato proposto pelo PCP
___________________________________________________________
Ana Carolina Ferreira Fontes, nascida em 05-02-1987, Estudante Universitária
Candidata Independente proposta pelo PCP
___________________________________________________________
João Manuel Leal Vieira, nascido em 23-06-1950, com a profissão de Carpinteiro
Candidato Independente proposto pelo PCP
___________________________________________________________
João Francisco Serrano Cândido, nascido em 06-10-1957, com a profissão de Guarda Nocturno
Candidato Independente proposto pelo PCP
___________________________________________________________
Mandatário
Valdemar Rodrigues Henriques, nascido 30-10-1949, com a profissão de Técnico Fabril.
Candidatos da CDU à Câmara Municipal de Alcanena

Suzel Abreu Frazão, nascida em 07-01-1948, com a profissão de Professora
Candidata proposta pelo PCP
___________________________________________________________
Ricardo Nuno Agostinho Nogueira, nascido em 13-09-1974, com a profissão de Topógrafo
Candidato proposto pelo PCP
___________________________________________________________
Ilda Sofia Silva Ferreira, nascida em 16-11-1968, com a profissão de ProfessoraCandidata
Independente proposta pelo PCP
___________________________________________________________
António Durão Henriques Magro, nascido em 28-12-1946, com a profissão de Reparador de Calçado
Candidato proposto pelo PCP
___________________________________________________________
Patrícia Jeremias Rita Dinis da Silva Afonso, nascido em 16-09-1982, com a profissão de Programadora de Informática
Candidata Independente proposta pelo PCP
___________________________________________________________
Paulo Jorge dos Anjos Simões Vaz, nascido em 07-02-1974, com a profissão de Gerente
Candidato proposto pelo PCP
___________________________________________________________
Horácio Lopes Rodrigues, nascido em 27-11-1940, com a profissão de Operário
Candidato proposto pelo PCP
___________________________________________________________
Elsa Maria Rosário Casal, nascida em 05-11-1973, com a profissão de EscrituráriaCandidata
Independente proposta pelo PCP
___________________________________________________________
Raúl da Silva Neves, nascido em 29-02-1948, com a profissão de EmpresárioCandidato
Independente proposto pelo PCP
___________________________________________________________
Vitor Manuel Jorge Loureiro, nascido em 28-08-1941, com a profissão de Metalúrgico
Candidato proposto pelo PCP
___________________________________________________________
Mandatário
Valdemar Rodrigues Henriques, nascido 30-10-1949, com a profissão de Técnico Fabril.
Candidatos da CDU à Assembleia Municipal de Alcanena

Carlos Manuel Garrudo Oliveira, nascido em 01-01-1953, com a profissão de Economista
Candidato proposto pelo PCP
___________________________________________________________
Paulo Jorge dos Anjos Simões Vaz, nascido em 07-02-1974, com a profissão de Gerente
Candidato proposto pelo PCP
___________________________________________________________
Andreia Frazão Pires, nascida em 01-01-1977, com a profissão de Professora
Candidata Independente proposta pelo PCP
___________________________________________________________
António Durão Henriques Magro, nascido em 28-12-1946, com a profissão de Reparador de Calçado
Candidato proposta pelo PCP
___________________________________________________________
Valdemar Rodrigues Henriques, nascido em 30-10-1949, com a profissão de Técnico Fabril
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
António Manuel Exposto, nascido em 27-03-1937 , com a profissão de Coordenador de Acção Educativa (aposentado)
Candidato proposto pelo PCP
___________________________________________________________
Soraia Raquel Pereira Ferreira, nascida em 22-08-1990, Estudante
Candidata proposta pelo PEV
__________________________________________________________
Arsénio António Silva Constantino, emitido em 12-08-1999, com a profissão de Operário,
Candidato proposto pelo PCP
___________________________________________________________
José Carlos Pereira, nascido em 25-01-1950, com a profissão de Operário
Candidato proposto pelo PCP
___________________________________________________________
Silvia Isabel Almeida Ruivo, nascido em 05-09-1974, com a profissão de Auxilair de Acção Educativa
Candidata Independente proposta pelo PCP
___________________________________________________________
João Manuel Gonçalves Henriques, nascido em 21-03-1974, com a profissão de Engenheiro Geógrafo
Candidato Independente proposto pelo PCP
___________________________________________________________
Joaquim José Assunção Correia, nascido em 20-11-1964, com a profissão de Carpinteiro de Cofragens
Candidato Independente proposto pelo PCP
___________________________________________________________
Andreia Cristina Correia Fernandes, nascida em 26-06-1986, com a profissão de Animadora Sócio Cultural
Candidata Independente proposta pelo PCP
___________________________________________________________
Jorge Joaquim Alves Mateus, nascido em 23-10-1948, com a profissão de Metalúrgico
Candidato proposto pelo PCP
___________________________________________________________
Maria Estela Galveias Queirós Henriques, nascida em 01-02-1955, com a profissão de Esteticista
Candidata proposta pelo PCP
___________________________________________________________
José da Luz Saramago, nascido em 23-02-1932, com a profissão de Profissional de Seguros
Candidato proposto pelo PCP
___________________________________________________________
Joana Filipa Rodrigues Martins, nascida em 01-04-1989, Estudante
Candidata Independente proposta pelo PCP
___________________________________________________________
Amilcar Silva Fontes, nascido em 10-05-1955, com a profissão de Desenhador
Candidato proposto pelo PCP
___________________________________________________________
António Lopes Duarte, nascido em 03-04-1940, com a profissão de Bate-Chapas
Candidato proposto pelo PCP
___________________________________________________________
Ana Catarina Brígida Durão Henriques, nascida em 12-06-1979, com a profissão de Professora
___________________________________________________________
Joaquim José Ribeiro Martins, nascido em 22-08-1953, com a profissão de Operário Metalúrgico
Candidato Independente proposto pelo PCP
___________________________________________________________
Paulo Manuel Ribeiro Monteiro, nascido em 06-04-1970, com a profissão de Motorista
Candidato Independente proposto pelo PCP
___________________________________________________________
Ana Cristina Casal Mateus Fonseca, nascida em 05-12-1976, com a profissão de Embaladora
Candidata Independente proposta pelo PCP
___________________________________________________________
Joaquim Gabriel Vasco Fernandes, nascido em 04-02-1962, com a profissão de Operário
Candidato Independente proposto pelo PCP
___________________________________________________________
Cláudia Correia Pires, nascido em 19-04-1981, com a profissão de Socióloga – Mediadora Sócio Cultural
Candidata Independente proposta pelo PCP
___________________________________________________________
José Fernando Fazenda Caridade Casimiro, nascido em 20-08-1964, com a profissão de Operário
Candidato Independente proposto pelo PCP
___________________________________________________________
Marília Matafome Rosário Casal, nascido em 01-06-1952, com a profissão de Operadora de Supermercado
___________________________________________________________
Mandatário
Valdemar Rodrigues Henriques, nascido 30-10-1949 , com a profissão de Técnico Fabril.
09 agosto 2009
08 agosto 2009
Sabe o que é?

Jerónimo de Sousa na Grande Entrevista da RTP
14 julho 2009
Soeiro Pereira Gomes - Biografia

11 julho 2009
03 julho 2009
Audição Sobre a Situação Social no Distrito de Santarém
Com o objectivo de aprofundar o debate sobre estes problemas, a CDU irá promover no dia 16 de Julho, Quinta-Feira, a partir das 18.00h, em Santarém, na Casa do Brasil, uma audição que conta com a participação de António Filipe, primeiro candidato da lista da CDU pelo distrito de Santarém.

28 junho 2009
Candidato à Junta de Freguesia de Minde
Aqui vos deixamos algumas palavras ditas no Almoço de apresentação dos candidatos da CDU...
18 junho 2009
Convite
Apresentação dos primeiros candidatos da CDU à Assembleia da República pelo distrito de Santarém

UM abraço Camaradas
09 junho 2009
Ao contrário de outras forças políticas, a CDU acompanha as suas palavras por actos.
Vota em quem trabalha - Vota CDU!



08 junho 2009
Obrigado Camaradas e Amigos
Prometemos continuar a LUTA.
07 junho 2009
Declaração de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP
Sobre os resultados eleitorais para o PE :
"O Secretário-Geral do PCP dirigiu-se ao país para afirmar a satisfação pelo importante progresso eleitoral da CDU. Um progresso que é um sinal de exigência de mudança e de confiança que é possível construir uma vida melhor. Jerónimo de Sousa sublinhou ainda a expressiva condenação da política do Governo traduzida na derrota eleitoral do PS."
...
"A nossa primeira palavra é de satisfação. Satisfação pelo importante progresso eleitoral da CDU. Um progresso que é um sinal de exigência de mudança e de confiança que é possível construir uma vida melhor.A nossa segunda palavra é de preocupação com a situação do país e do povo português mas também de confiança de que é possível uma outra política e um outro caminho. Perante a crise, o desemprego, as injustiças e a corrupção, uma realidade se impõe: dar agora ainda mais força à CDU."
"A CDU saúda os candidatos, activistas e militantes do PCP, do PEV, da ID e independentes que com a sua generosa dedicação, com a sua intervenção insubstituível contribuíram em todo o país para afirmar a distintiva intervenção da CDU no Parlamento Europeu na defesa dos interesses nacionais e para a projectar como uma força indispensável à solução dos problemas nacionais e a uma ruptura com a política de direita.A CDU saúda os milhares de eleitores muitos dos quais confiaram pela primeira vez o seu voto a esta coligação com a inteira garantia de que aqui encontrarão o sentido e exigência de mudança na vida política nacional que abra uma janela de esperança numa vida melhor."
"Os resultados obtidos pela CDU, e sobretudo a corrente de apoio às nossas propostas e intervenção, são um sólido elemento de confiança para as batalhas políticas e eleitorais que num futuro próximo podem decidir de uma mudança na vida política nacional. "