Proletários de todos os Países, uni-vos.

08 agosto 2009

Sabe o que é?

Pincha


O termo pincha é usado pelas gentes de Minde para designar um tipo de materiais detríticos que se encontram ao longo de todo o bordo sul do Polje de Minde e no centro, no Alto do Lombeiro, sendo ainda possível encontrar restos noutros locais do polje (Fig. 1).

A pincha é composta por cascalheira de elementos calcários, mais ou menos rolados, envoltos em matriz constituídas por areias, silte e argila. A Matriz tem cor avermelhada nos depósitos do bordo sul e amarelada no depósito do Alto do Lombeiro (Crispim, 1995).

Segundo Rodrigues (1991), a pincha teve como principal agente de formação o gelo. Os fenómenos de "crioclastia" (crio=gelo; clastia=fragmentação) fragmentaram as escarpas calcárias da Costa de Minde formando clastos angulosos que se depositam na base da encosta. O Alto do Lombeiro é o último testemunho desses depósitos. Posteriormente, devido à acção da água, parte dos materiais depositados na base da encosta foram erodidos e transportados até ao bordo sul do Polje. Os clastos de calcário foram arredondados e misturados com as argilas de côr avermelhada.

Sem comentários:

Enviar um comentário