Proletários de todos os Países, uni-vos.

03 julho 2009

Audição Sobre a Situação Social no Distrito de Santarém

A degradação da situação social no distrito tem vindo a instalar-se de forma preocupante. Existe uma realidade que se agrava, muito para além das estatísticas e com a qual estão confrontados os sindicatos, as autarquias, as instituições de solidariedade social e demais entidades envolvidas.
Com o objectivo de aprofundar o debate sobre estes problemas, a CDU irá promover no dia 16 de Julho, Quinta-Feira, a partir das 18.00h, em Santarém, na Casa do Brasil, uma audição que conta com a participação de António Filipe, primeiro candidato da lista da CDU pelo distrito de Santarém.

3 comentários:

  1. Qual a posição do PCP de Minde relativamente ao Largo das Eiras?

    ResponderEliminar
  2. O Povo de Minde deve ser ouvido
    Há casos em que o povo deve ser ouvido, e o da ocupação do espaço deixado vago pela demolição das escolas das Eiras é um deles.
    Até ao início do século passado as Eiras eram um amplo espaço público onde o povo fazia as debulhas dos cereais (daí o seu nome) e na data própria se fazia a Feira de Sant’Ana.
    Aí por 1903, e à falta de outro espaço, foi decidido construir nele a escola masculina e em 1933 a escola feminina.
    Naquela altura não haveria impedimentos de maior para aquela ocupação pois que, com a passagem da estrada e a evolução dos costumes, as eiras já ali não faziam sentido.

    Volvidos cem anos, com o desaparecimento das escolas e da cantina, aquele espaço passou a ser novamente do domínio público pelo que, em meu entender, nada do que ali se queira fazer possa ser concretizado sem que tenha o consenso da maioria da população.

    Não me parece que seja essa a maneira de pensar daqueles que, duma maneira arbitrária e nada democrática, pretendem dispor do espaço e ocupá-lo com obras, de interesse público é certo, sem se tomarem em conta as alternativas existentes, privando-se assim a terra daquilo que poderia ser a sua “sala de visitas” se devidamente preparada e mobilada para isso. E a melhor maneira de saber se o povo de Minde concorda ou não com o que se está a planear um tanto à socapa é a realização dum referendo. Sem ele nada ali deverá ser feito.
    A.M.M. in Jornal de Minde / JUN09

    -------------------------------

    COMENTÁRIO:

    Estou totalmente de acordo com o Professor Abílio.
    Esta traição às escondidas que alguns autarcas se preparam para impor ao povo de Minde é de uma arrogância anti-democrática tão grande que revela bem a prepotência de meia dúzia de individualidades que se julgam iluminados, donos da razão e senhores de Minde e do concelho.
    Mais grave ainda é quando lançam esta proposta às colectividades em plena campanha eleitoral, apenas com o intuito de aliciamento das mesmas, sem se importarem nada com os interesses globais da população ou demonstrarem qualquer preocupação ambiental de crescimento urbano.

    Tudo secretamente, e uma manhã destas, quando Minde acordar, lá estarão as máquinas para iniciar às obras, à semelhança do acto que cometeram quando demoliram as escolas velhas.
    Estou convencido que desta vez não será assim tão fácil. Muitos ilustres já manifestaram a sua opinião, e o Povo terá uma palavra. O Povo tem que ser ouvido !!!
    Publicada por PM em 4.7.09

    ResponderEliminar