Proletários de todos os Países, uni-vos.

05 julho 2010

Treze escolas do concelho de Santarém vão fechar portas

Correio do Ribatejo Sexta, 02 Julho

Treze escolas do concelho de Santarém irão fechar as suas portas no próximo ano lectivo. A vereadora com o Pelouro da Educação, Luísa Féria, disse ao Correio do Ribatejo, que o processo "foi pacífico", pois "todos [juntas de freguesia, agrupamentos e encarregados de educação] compreenderam e concordaram com as razões apresentadas".
A maior parte dos encerramentos prende-se com a entrada em funcionamento, em Setembro deste ano, do Centro Escolar de Alcanede. "Decidimos encerrar todas as escolas abrangidas pelo novo centro escolar: Alqueidão do Mato, Barreirinhas, Casais da Charneca, Pé de Pedreira, Valverde, Aldeia de Além, Alcanede nº 1, Vale do Corro, Viegas e Aldeia da Ribeira", informou a vereadora.
Vão também encerrar, por insuficiência de alunos, as escolas de Pernes (com apenas nove crianças), Nabais (nove alunos) e Verdelho (quatro alunos), as duas últimas na freguesia de Achete. Também aqui não houve contestação, "pois já todos estavam à espera".
A DREL propôs ainda o fecho de outras salas, mas desistiu dessa pretensão por não haver escola de acolhimento, adiantou Luísa Féria.
Os equipamentos existentes nas escolas a encerrar serão colocados ao serviço das salas de aula que deles necessitem e os edifícios escolares devolutos serão entregues à comunidade, perante a apresentação de projectos culturais que beneficiem as populações.
Sobre a constituição do mega agrupamento entre a Escola Secundária Ginestal Machado e o Agrupamento Mem Ramires, a vereadora afirma que a Câmara não foi ouvida no processo. "Trata-se de uma resolução do Conselho de Ministros e apenas fomos informados dessa decisão pela DREL". SM

Processo pacífico?? "pois já todos estavam à espera". A subserviência aliada às medidas do PEC...  vamos arruinar o nosso País.

1 comentário:

  1. Por favor, expliquem o que se passa com as escolas de Minde. Vão fehar? O que é um agrupamento de escolas? Para que serve?

    ResponderEliminar