Proletários de todos os Países, uni-vos.

20 julho 2010

Apresentação da 34ª edição da Festa do «Avante!»

Conferência de Imprensa, Alexandre Araújo, Secretariado do Comité Central do PCP , Ruben de Carvalho, Direcção da Festa do «Avante!» e Cátia Lapeiro, Direcção da Festa do «Avante!»
Damos hoje a conhecer alguns dos elementos centrais do programa da Festa do Avante! de 2010 que terá lugar nos dias 3, 4 e 5 de Setembro na Quinta da Atalaia, Amora, Seixal e a que a edição do jornal Avante! desta semana dará maior desenvolvimento.
A Festa do Avante, sendo uma Festa aberta a todos, é uma expressão maior da capacidade de realização do PCP e indissociável do ideal comunista de que é portador. Assente no trabalho voluntário e na militância de milhares de homens, mulheres e jovens que de forma generosa asseguram as mil e uma tarefas indispensáveis para o seu êxito a Festa do Avante! é um exemplo concreto do empenhamento que milhares de militantes comunistas colocam na vida do seu partido e nas muitas lutas que travam por uma vida melhor para os trabalhadores e o Povo português.
A 34ª edição da Festa do Avante! realiza-se precisamente num momento em que, dando continuidade a 34 anos de politica de direita e a pretexto da crise e do défice, se agravam as injustiças, se aprofundam desigualdades sociais e acentua a dependência do país. Um momento no qual, simulando aparentes divergências, PS, PSD e CDS, ao serviço dos grupos económicos, preparam um novo salto qualitativo na ofensiva contra os trabalhadores e o Povo português.
É a própria situação do país que torna esta Festa ainda mais importante. Uma Festa que sendo espaço de alegria, fraternidade e de convívio é também momento alto de resistência e de luta. Luta contra as medidas concretas que atingem a juventude, os trabalhadores e o povo. Luta contra o PEC, contra o roubo nos salários e o corte nos apoios sociais. Luta pela afirmação da necessidade de um novo rumo para Portugal, de uma ruptura com esta política de desastre nacional, por uma mudança que concretize uma política patriótica e de esquerda
Espaço de afirmação da iniciativa, intervenção e propostas do PCP, a Festa do Avante! constitui ela própria uma expressão de confiança de que é possível uma vida melhor no nosso país.
Como elementos centrais, dando corpo a uma vasta intervenção política na Festa do Avante!, o Pavilhão Central acolherá duas importantes exposições:
- Uma relativa ao 1º Maio, no ano em que se assinalam os seus 120 anos, valorizando a luta da classe operária e dos trabalhadores e o seu papel enquanto motor de profundas transformações sociais e politicas, constituindo uma oportunidade para conhecer as razões desta data histórica, o papel do 1º de Maio na luta dos trabalhadores em Portugal e no mundo, mas sobretudo destacando a sua importância na actualidade e projecção para o futuro.
- Portugal a produzir - Emprego, Justiça Social, Soberania será o lema de outra Exposição em que se procura dar ainda maior nitidez à necessidade de valorização da produção nacional como resposta aos problemas do presente, aproveitando as potencialidades existentes, sublinhando que sem produção não há progresso, desenvolvimento e soberania.
Também no Pavilhão Central será possível assistir e participar em alguns dos mais de trinta debates que terão lugar na Festa do Avante! sobre questões que marcam a actualidade no país e no Mundo e onde se destacam temas como a “Crise do Capitalismo e a alternativa”, “A obra de Álvaro Cunhal O Partido com Paredes de Vidro”, “A ofensiva do Governo e as propostas do PCP”, “A cimeira da Nato e a luta pela Paz”, “A imprensa partidária, os 35 anos das Nacionalizações e da Reforma Agrária e as actuais privatizações”.
Intervenção e debate político, músicas e concertos de todos os géneros, dezenas de manifestações artísticas e culturais, a ciência, as tecnologias, o ambiente, um diversificado roteiro gastronómico, uma Festa que se afirma pela sua diversidade.
Uma Festa aberta e atenta ao mundo com a presença no Espaço Internacional de dezenas de stands de partidos comunistas e progressistas que mais uma vez estarão presentes e onde será possível contactar de perto com as lutas que os trabalhadores e os Povos travam em cada um dos seus países. Um espaço onde o destaque irá para o papel do PCP na luta pela paz, contra o militarismo e a NATO, neste ano em que Portugal acolherá a cimeira desta organização em Novembro.
No espaço do livro destaque para os novos lançamentos: uma nova edição da antologia “O PCP e a luta Sindical” e o livro de Américo Nunes “Sindicalismo na revolução de Abril. Memórias”, assinalando os 120 anos do 1º Maio nos 40 anos da CGTP. A reedição da obra de Ferreira de Castro “A curva na estrada”, e José Barata Moura dar-nos-á a conhecer a sua mais recente obra intitulada “Sobre Lenine e a Filosofia”.
No Avanteatro, o teatro nas suas várias expressões e a dança estarão em destaque num programa onde se destacam as peças “Tuning” pela Companhia de Teatro de Almada e “Saguão” pelo Teatro dos Aloés e “VOID” de Clara Andermatt.
As artes plásticas voltam a ter lugar de destaque desta vez com um espaço dedicado ao desenho com base numa selecção da colecção da Galeria de Desenho do Museu Municipal de Estremoz - Prof. Joaquim Vermelho.
O cinema português marca presença com a exibição de algumas das mais recentes obras do cinema documental e de animação produzidas no nosso pais - “Paredes Meias”, “48”, “Ruínas” e “Pare, Escute e Olhe” – são alguns dos filmes que foram premiados no último ano e que poderão ser vistos.
No Espaço da Ciência o tema é a Biodiversidade destacando a importância da preservação das espécies, genes e ecossistemas que constituem a vida na terra.
O Programa desportivo da Festa do Avante! acolherá a participação de milhares de atletas em cerca de 30 modalidades, onde se destaca pelo prestígio e dimensão que adquiriu a Corrida da Festa.
No Espaço da Juventude, de que a JCP assume inteira responsabilidade, merece destaque a presença das bandas vencedoras dos concursos promovidos por todo o Pais no Palco Novos Valores, dando oportunidade e visibilidade à musica que se faz em Portugal
A Festa que estamos neste momento a construir estará à altura das exigências e expectativas daqueles que todos os anos vão à Festa do Avante! e em condições de conquistar novos visitantes.
Esta será a 34ª edição da Festa do Avante! e ao mesmo assinalaremos a passagem dos 20 anos da sua realização na Quinta Atalaia. Vinte anos de Festas num espaço próprio, que permitiram tornar a Quinta da Atalaia num local ainda mais aprazível para a realização da Festa e para ali acolher com maior comodidade e condições as dezenas de milhares de visitantes de todas as idades e que todos os anos não prescindem dos três dias de fraternidade e solidariedade que ela constitui.
Uma Festa que tendo o estatuto da maior realização política e cultural no nosso país, se reinventa a cada ano e todos os anos é uma coisa nova. Uma Festa que, assumindo a sua dimensão popular e de massas, está intimamente ligada aos valores da liberdade e da democracia, e expressa de uma forma única a criatividade, a imaginação e o sonho de emancipação do Povo português.

 
A Naifa



Abrunhosa & Comité Caviar



Adriana



Ana Laíns



António Chaínho com Isabel de Noronha e Pedro Moutinho



Baile Popular



Bernardo Sassetti Trio



Brigada Victor Jara



Bunnyranch



CACIQUE’97



Camba Tango



Catarina dos Santos



Claud



Dany Silva e Celina Pereira



Dazkarieh



Demian Cabaud Quarteto com Leo Genovese



Deolinda



Diabo na Cruz



Dias da Raiva



Eina



Expensive Soul



La Rumbé



Luísa Basto



Monte Lunai



MUXIMA Janita, Filipa Pais, Ritinha Lobo, Yami



Orquestra de Jazz de Matosinhos com Kurt Rosenwinkel



Peste & Sida



Ricardo Pinheiro Sexteto



Roberto Pla All Stars



Sebastião Antunes e Quadrilha



Stonebones & Badspaghetti



The Flawed Cowboys



Tim e Companheiros de Aventura



Tornados



Us &Them

NÃO HÁ FESTA COMO ESTA!

Sem comentários:

Enviar um comentário