Proletários de todos os Países, uni-vos.

05 julho 2010

Rede de Associações das Serras de Aire e Candeeiros promove discussão pública sobre baldios

Correio do Ribatejo Sexta, 02 Julho 2010 10:06

A Rede de Associações das Serras de Aire e Candeeiros promove, domingo (dia 4 de Julho), em Chãos (Alcobertas) uma discussão pública sobre baldios. O programa tem início pelas 9h30 e conta com intervenções de Luís Lopes, coordenador da Comissão Nacional para a Valorização dos Territórios Comunitários, Isaura Morais, presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Roque Amaro, presidente da ANIMAR, e Armando Carvalho, presidente da BALADI - Federação Nacional dos Baldios, entre outros.
A iniciativa é motivada pelo facto de, até ao dia 15 de Julho, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas ter colocado em discussão pública o Plano Nacional para a Valorização dos Terrenos Comunitários (PNVTC). Neste âmbito, a Rede Pró-Carso - Associação de Artesãos das Serras de Aire e Candeeiros (Porto de Mós), Associação Cultural e Recreativa Pedras Soltas (São Bento), Associação para o Desenvolvimento Integrado da Freguesia de Alcobertas, Associação para o Desenvolvimento Sócio-Comunitário do Concelho de Santarém, Conselho Directivo do Baldio de Vale da Trave, Covaltas - Associação Cultural e Ambiental da Serra (Serra de Santo António), Cooperativa "Terra Chã e FAJUDIS entendem que é fundamental discutir este processo.
"Se hoje já não se vai à serra apanhar a lenha para o forno, nem é necessário o mato para os currais e os rebanhos também já escasseiam pelas nossas serras, os terrenos baldios são ainda propriedade comunitária que não deve ser olhada como uma relíquia do passado e imutável na sua utilização", refere a Rede Pró-Carso.
"A paisagem, a preservação da biodiversidade e a valorização dos recursos endógenos devem questionar a importância dos baldios na sustentabilidade dos territórios, no desenvolvimento local, visando uma nova perspectiva sobre este património das nossas aldeias serranas", considera.
"O aproveitamento sub-reptício que algumas autarquias fizeram destes terrenos, contrariando a lei, não envolvendo as comunidades locais e levando para longe desses territórios os valores financeiros provenientes, por exemplo, da instalação dos parques eólicos, deve ser questionado e deve ser assumido pelas lideranças locais, pelos habitantes como uma perda de recursos para um desenvolvimento integrado e sustentável das comunidades serranas", adianta a organização.
A Rede Pró-Carso – Associações das Serras d’Aire e Candeeiros é uma organização não formal constituída por organizações que trabalham no território do Parque Natural das Serras d’Aire e Candeeiros que, em conjunto, delinearam uma estratégia de desenvolvimento territorial, partilhando conhecimentos, informação e recursos.

Sem comentários:

Enviar um comentário