Proletários de todos os Países, uni-vos.

31 março 2010

MINDE E O SINDICALISMO

Zona extremamente difícil para o exercício da actividade Sindical, no que se refere a eleição de delegados sindicais, representantes para a área da SHST (Saúde Higiene e Segurança no Trabalho) e inclusive em sindicalizações;

Logo após a revolução de Abril esteve quase toda organizada sindicalmente, com Delegados Sindicais em quase todas as empresas do sector têxtil e a esmagadora maioria dos trabalhadores estava sindicalizada;

Decorridos poucos anos, uma acção organizada por algumas entidades patronais, levou a que um grupo de trabalhadores, se virasse contra os seus colegas de trabalho, entrassem nas empresas onde existiam delegados sindicais e os espancassem,  levando-os à demissão dos cargos que ocupavam e alguns mesmo a abandonarem a localidade onde ganhavam o seu sustento;

Esta ocorrência marcou negativamente a generalidade dos trabalhadores, dificuldades que ainda hoje persistem de compreensão da importância de um movimento sindical forte com dirigentes e delegados sindicais, capazes de defender os direitos de todos os trabalhadores.

Apesar da situação estar  gradualmente a mudar, no comportamento das entidades empregadoras  no que se refere a perseguições e provocações, persistem  no entanto as violações aos direitos consagrados na legislação do trabalho e no CCT do sector;

Existem empresas que pagam os salários mensalmente, mas com atraso, uma que se conhece, já tem cerca de 3 meses de salários em divida, outra que reduziu o valor da retribuição mensal;

Estas situações contribuem para  engrossar, o volume da divida, que ascende a  20 milhões de euros das entidades empregadoras, aos trabalhadores só no Distrito de Santarém;

Empresas com peso significativo no volume de emprego nesta zona, na prática, de mono indústria, têm vindo a reduzir o nº de postos de trabalho, devido ou justificando a medida com o problema da crise;

Considerando que nos últimos 9 anos encerraram empresas importantes,  nomeadamente: a Lourex, a Emídio da Silva Raposo e a Jobasil, entre outras de menor peso, temos que concluir que a situação é muito preocupante e empobrece a região.

Quanto às violações aos direitos dos trabalhadores, aquelas que são conhecidas, têm sido denunciadas à Autoridade para as Condições de Trabalho. Haverá muitas outras que não terão sido denunciadas por falta de conhecimento,

A realidade exige  perder o medo e lutar:

Contra a precariedade e o desemprego

Por emprego com direitos

Contra os salários em atraso

Aumentar os salários é imperativo nacional

Estar sindicalizado é mais seguro, é lutar pelos nossos direitos

Sindicaliza-te.          

30 março 2010

O mundo clandestino dos jornais comunistas manuscritos nas cadeias

São documentos históricos únicos.
Jornais manuscritos feitos pelos militantes do PCP nas Cadeias da PIDE.
Surpreendem pela mancha gráfica modernista.
Podem ser vistos a partir de 31 de Março na Torre do Tombo, em Lisboa.



29 março 2010

Bosque de carvalhos do Regatinho

O Magnífico bosque de carvalhos perto do Regatinho, está bem adubado!!


O colector da ETAR, trata de adubar os carvalhos, ou não?


Com a sorte que temos, ou secam todos ou ardem num próximo incêndio.

Bem merecia uma desmatação.

27 março 2010

Manifestação dos Jovens Trabalhadores

Milhares de jovens trabalhadores, oriundos de todos os pontos do país, ontem manifestaram-se em Lisboa exigindo estabilidade social, emprego com direitos, aumentos reais dos salários, fim da precariedade, a revogação das normas mais gravosas do Código Laboral e da Legislação Laboral da Administração Pública, o fim da política de privatizações e destruição do aparelho produtivo e por um verdadeiro combate ao desemprego.

26 março 2010

Só a luta é o caminho!

Aos Jovens Trabalhadores: Todos à Manifestação Nacional da CGTP-in

A Juventude Comunista Portuguesa apela aos jovens trabalhadores portugueses que participem de forma combativa e determinada na Grande Manifestação Nacional de Jovens Trabalhadores, convocada pela INTERJOVEM/CGTP-IN para hoje, dia 26 de Março de 2010, na Pç. Município em Lisboa, com o lema “Geração com direitos; Garantia de futuro! Lutamos pela estabilidade no emprego! Salários e Horários dignos!” .

 
Hoje os jovens trabalhadores são confrontados com a grave situação em que o País se encontra, fruto das politicas de direita praticadas pelos sucessivos governos do PS e PSD, com ou sem a participação do CDS-PP.


Políticas essas que agravaram o código de trabalho e a legislação laboral da Administração Pública.


Políticas essas que em nome da crise desperdiça recursos, destrói o aparelho produtivo e empurra mais de 700 mil trabalhadores para o desemprego dos quais mais de 300 mil são jovens.


Políticas essas que a pretexto de aumentarem a competitividade, aumentam a exploração dos trabalhadores para obterem ainda mais lucros, os patrões e Governo tratam os trabalhadores como meras peças descartáveis. Impondo aos jovens trabalhadores falsos Recibos Verdes, Contratos a prazo, trabalho temporário e outras formas de precarização das relações laborais bem como baixos salários.


Estas são marcas da política de direita do governo PS que, optou por dar mais força ao capital, apontando os trabalhadores e as suas organizações de classe como seus inimigos.

Os tambores a rufar na Grécia.

25 março 2010

Não à privatização da água



Derrotar o PEC. Exigir uma vida melhor!

No dia em que o PEC será discutido na Assembleia da República, o PCP estará de novo na rua, por todo o país, com uma nova acção de esclarecimento e mobilização da população na luta contra o PEC e na exigência de uma outra política.




O Governo PS, com o apoio de PSD e CDS, avança com o chamado Programa de Estabilidade e Crescimento: O PEC vai impor sacrifícios aos mesmos de sempre, vai acentuar as injustiças sociais e não só não vai resolver nenhum dos problemas nacionais, como será factor de retrocesso social e de declínio económico. Um verdadeiro desastre para o país.    


Este não é um programa de estabilidade e crescimento é, isso sim, um programa de instabilidade, de retrocesso e declínio económico: Cortes nos salários e aumento da idade da reforma na Administração Pública; cortes nas despesas sociais e diminuição nas deduções à colecta de IRS; introdução de novas portagens; cortes no investimento público e privatização de dezenas de empresas estruturantes para a economia nacional.


A perspectiva de retrocesso económico, de degradação da situação social e agravamento de todos os problemas nacionais que a proposta do PEC comporta, tornam ainda mais necessária uma forte resposta de luta dos trabalhadores e do Povo em relação a uma política que há muito está a condenar o país ao declínio.


Ao mesmo tempo que o PCP denunciará os objectivos do PEC junto dos trabalhadores e das populações, apresentará na Assembleia da República as suas propostas para a resolução dos problemas do país: Aumento dos salários e pensões, defesa da produção nacional, mais justiça na política fiscal, combate ao desemprego e apoio aos desempregados, e reforço do sector empresarial do Estado.


Só a luta poderá travar a ofensiva do Governo PS. Tal como em outros momentos da vida nacional, a luta dos trabalhadores e das populações será decisiva não só para derrotar o PEC, mas para impor outra política que responda aos problemas do país.

24 março 2010

PCP Minde

PCP Minde 2000 visualizações

Obrigado pela sua Visita.

24 de Março - Dia do Estudante

Hoje, 24 de Março celebra-se o Dia do Estudante, historicamente palco da luta dos estudantes pelos seus direitos, por um ensino Público, Gratuito, de Qualidade e Democrático para todos. O significado deste dia remete-nos para o tempo do fascismo e para a luta dos estudantes que contribuíram para o derrube do regime. 
Ler mais...

22 março 2010

Debate sobre o PEC

Deputado António Filipe fez visita de trabalho ao concelho de Alcanena


Integrado numa iniciativa da Comissão Concelhia do PCP de Alcanena, o deputado António Filipe visitou o concelho de Alcanena, a fim de se inteirar dos problemas mais cruciais que afectam aquele concelho, como o desemprego, a desigualdade social e o ambiente.
O deputado comunista, acompanhado por vários dirigentes e militantes, deslocou-se a locais da freguesia de Minde onde se inteirou das riquezas morfológicas integrado no contexto histórico subterrâneo existente naquela região, como é o caso do Polje e na beleza natural do Parque Natural das Serras Aire e Candeeiros. A face negativa do ambiente também preocupou o dirigente comunista, como é a situação existente com a concentração dos resíduos sólidos perigosos no Covão do Coelho e situação grave que continua a persistir na Bacia do Alviela.

Ao fim da tarde, integrado na mesma iniciativa, realizou-se um encontro no Auditório Municipal, com as estruturas sindicais dos sectores têxtil e curtumes, associações de reformados, pequeno comércio e colectividades, o qual foi aberta à população em geral. Durante o encontro, foram denunciadas por dirigentes sindicais, várias ilegalidades que vão ocorrendo no concelho por parte de algumas empresas, com a retirada aos trabalhadores de direitos adquiridos consignados na contratação colectiva e também com situações de salários em atraso. Valdemar Henriques, coordenador da União dos Sindicatos de Santarém, adiantou na sua intervenção, que aquela estrutura está a elaborar um levantamento da situação social do distrito, que em princípio “não vai haver milagres”. Existem dívidas aos trabalhadores do distrito que rondam cerca de vinte milhões de euros, adiantou aquele dirigente sindical.

Valdemar Henriques, referindo-se a empresas emblemáticas do concelho de Alcanena, lamentou o encerramento de uma das maiores empresas do concelho (Motalca), com pergaminhos históricos da indústria dos curtumes. Referindo-se ainda à situação da empresa “Olimar”, que chegou a empregar cerca de 250 trabalhadores e que era uma referência a nível nacional do sector metalúrgico.

Sobre a problemática ambiental que continua a ser grave naquele concelho, alguns intervenientes afirmaram que não acreditam na resolução do problema ambiental, mesmo que sejam investidos os cerca dos dezanove milhões de euros previstos para o sistema de tratamento de resíduos existente no concelho.

António Filipe, comprometeu-se a apresentar no Parlamento e baseado em processos devidamente elaborados as questões e denúncias apresentados durante a visita de trabalho, acrescentando que vai questionar o Ministério do Trabalho pelo incumprimento das leis que estão a ser praticadas por algumas empresas do concelho .

In O Navegante.

18 março 2010

Sábado 20 de Março

Convite
António Filipe, no próximo sábado 20 de Março.
Manhã e inicio de tarde em Minde - visita ao Polje e às suas nascentes, à
pincha, com destaque para a morfologia da região, salientando a singularidade
dos terrenos calcários e a importância de Minde no contexto hídrico
subterrâneo. Passagem no Covão do Coelho para verificar a deposição dos
resíduos sólidos perigosos, passagem pelo que resta do parque industrial de
Minde, Vila Moreira e Alcanena.
Às 17h00 no Auditório Municipal em Alcanena, encontro aberto à
população, com as estruturas sindicais dos sectores Têxtil e Curtumes,
reformados e pequeno comércio. Este encontro tem como objectivo avaliar a
situação social do concelho de Alcanena.
Comissão Concelhia de Alcanena
do Partido Comunista Português

Lucros sem crise!

Nos Primeiros nove meses de 2009:


5 Bancos tiveram 1603 milhões de Euros de lucro líquido.
178 milhões de Euros mensais.


Santander 401.3
BES 392.37
CGD 360.9
Millenium/BCP 241.6
BPI 207.3


12 grupos económicos tiveram 2402.3 milhões de Euros de lucro líquido.
Um lucro médio mensal de 266.9 milhões de Euros.


EDP 835
PT 371.9
Cimpor 183.6
GALP 264
Jerónimo Martins 151.32
Brisa 111.9
Sonae (SGPS) 108
REN 116.3
Mota Engil 75.2
Portucel 72.46
Semapa 71.7
ZON 41

17 março 2010

Festa do «Avante!» 2010

A 34ª edição da Festa do “Avante!” dá os primeiros passos com o início da venda da EP (19,50 euros até 2 de Setembro e 29 euros nos dias da Festa), uma Festa que, mantendo a sua componente política, artística e cultural, acolherá no Pavilhão Central exposições sobre os «120 Anos do 1º de Maio» e «A produção e a soberania nacional». A luta pela paz e a denúncia da ofensiva imperialista e dos objectivos belicistas da Cimeira da NATO será o tema central do Espaço Internacional.

15 março 2010

PS Vota contra Proposta do PCP para o Concelho de Alcanena

O PCP tomou a iniciativa de apresentar um conjunto de propostas para 
inclusão no Orçamento de Estado para 2010 que a serem aprovadas, permitiriam minorar alguns dos efeitos mais negativos deste Orçamento de Estado no concelho e no distrito.

António Filipe, deputado do PCP, afirmou que “ não bastam lamentos e palavras de circunstância por parte dos responsáveis políticos pelo que desafiamos os outros deputados eleitos pelo distrito de Santarém, para que usem a sua influência e o seu voto, contribuindo dessa forma para que as legítimas aspirações das populações sejam contempladas no Orçamento de Estado e no PIDDAC para 2010.”

Propostas apresentadas pelo PCP:
- Construção de novas instalações do Tribunal de Alcanena;
- Renovação de infra-estruturas e Equipamentos da ETAR de Minde;
- Renovação de infra-estruturas da ETAR de Alcanena;
- Conservação e protecção ambiental do Polje de Minde;
- Despoluição da Bacia do Alviela;
- Requalificação da EN 361 – Alcanede/Alcanena;

Estas propostas foram todas chumbadas na Assembleia da República!
O PS votou contra!
PSD e CDS abstiveram-se!

PS, PSD e CDS não apresentaram uma única proposta relativa ao distrito de Santarém!
Como se vê, não são todos iguais.
Há forças políticas que honram os seus compromissos e que se preocupam com os problemas das populações e há outras para quem os problemas das daqueles que os elegeram não passam de instrumentos de campanha eleitoral.
E eles ainda falam da necessidade de aproximar os eleitos dos eleitores…

Não ao PEC - Outro rumo para Portugal

O PCP, face ao anúncio pelo Governo PS, de um conjunto de medidas contra os trabalhadores, o Povo e o País, inseridas no chamado Programa de Estabilidade e Crescimento, vai realizar na próxima terça-feira, dia 16, uma acção de esclarecimento e mobilização dos trabalhadores e das populações contra o PEC, que decorrerá por todo o País.
Ler Mais.

12 março 2010

Deputado do PCP António Filipe visita Minde



O Deputado do PCP da Assembleia da República, António Filipe, visita Minde no próximo dia 20 de Março.
A visita tem como objectivos a sensibilização para a grandeza e importância ambiental desta zona, dando a conhecer o nosso património histórico e cultural e salientando ainda os problemas sociais da região, de forma a que este conhecimento possa ser útil em intervenções junto da Assembleia da República.

Neste dia, visitaremos o Polje e as suas nascentes, a pincha e, no geral, a morfologia da região, salientando a singularidade dos terrenos calcários e a importância de Minde no contexto hídrico subterrâneo.

Ao longo do dia, não serão esquecidos os despejos ilegais de resíduos no Covão do Coelho que tanto têm sido denunciados pelo nosso Deputado. Visitaremos também o que resta do parque industrial de Minde, Vila Moreira e Alcanena, fazendo referência ao número actual de trabalhadores que laboram nas empresas comparativamente a um passado recente.

O dia terminará com uma reunião no Auditório Municipal em Alcanena, encontro aberto à população, com as estruturas sindicais da região, dirigentes da ARPICA (Associação de Reformados e Pensionistas da Industria de Curtumes de Alcanena) e com representantes do pequeno comércio. O objectivo é avaliar a situação social do nosso Concelho.

Convite

10 março 2010

O almoço do 89º aniversário no «norte do distrito» de Santarém

No domingo, dia 7 de Março, as comissões concelhias do norte do distrito promoveram um almoço no Entroncamento, no salão do «parque de campismo».


No almoço juntaram-se mais de 200 camaradas, que encheram o salão, num ambiente de grande confiança e determinação na continuidade da luta.

A preparação do amplo espaço, a confecção da excelente refeição, e todo o serviço às mesas e de apoio, foi trabalho militante em que muitos se empenharam. Na mesa, estavam membros da DORSA e a camarada Ilda Figueiredo, convidada para a iniciativa, que na sua intervenção, ressaltou o significado deste aniversário, caracterizou a situação presente e a luta que nos é exigida em todas as frentes, e lembrou os 100 anos de consagração do dia 8 de Março como Dia Internacional da Mulher. Foi com entusiasmo militante, «à nossa maneira», que o salão foi «arrumado» para ser «devolvido» ao parque de campismo tal como recebido, mas valorizado pela determinação reforçada de Lutar e Vencer.

08 março 2010

Acção Nacional junto das mulheres trabalhadoras






No âmbito da Campanha nacional em curso « Com o PCP lutar contra as injustiças sociais, Exigir uma vida melhor», o dia 8 de Março é dedicado às mulheres trabalhadoras num contacto que privilegia as empresas e os locais de trabalho. São centenas de acções que estão a decorrer neste dia, por iniciativa das diversas organizações regionais e que permitem o contacto com milhares de trabalhadoras de empresas e locais de trabalho do sector privado da economia e também do sector público.

Estas acções têm por base um o Folheto e a entrega de um Postal “Com o PCP pela Igualdade na Lei e na Vida” com uma saudação às mulheres portuguesas e em especial às trabalhadoras neste Dia Internacional da Mulher, exortando-as a que não abdiquem dos seus sonhos, aspirações e direitos, nem se conformem com o agravamento das suas condições de vida e de trabalho e com uma igualdade por cumprir.
O PCP destaca ainda nesta mensagem a importância de “No tempo presente dar força à luta das mulheres contra as injustiças e discriminações, pela igualdade na lei e na vida. Nesta luta as mulheres sabem que podem contar sempre com o PCP.
Folheto acção nacional junto das mulheres trabalhadoras em PDF

06 março 2010

PCP - 89 anos de luta

Por todo o país milhares de militantes comunistas assinalam hoje mais um aniversário do partido da classe operária e de todos os trabalhadores. Oitenta e nove anos de luta inteiramente ao serviço dos trabalhadores e do Povo português. Da resistência ao fascismo, à luta pela liberdade, da construção das conquistas de Abril, à luta contra a política de direita, o PCP afirmou-se sempre como o grande partido da liberdade, da democracia, da justiça social e do socialismo. Como refere a edição do Avante! desta semana o reforço do partido «constitui a melhor de todas as prendas de aniversário.» Ler editorial do «Avante!»

Comício do 89º aniversário do PCP

Jerónimo de Sousa, no Comício em Lisboa de aniversário do PCP (6 de Março 1921-2010), sublinhou os 89 anos de um Partido com uma história ímpar e uma longa vida de dedicação e luta pela liberdade, pela democracia e pelo socialismo. Criticou ainda a promiscuidade entre o poder político e o poder económico, as suas relações perversas na condução dos órgãos de comunicação social, na manipulação da informação, na distorção da realidade, na imposição da agenda mediática, dos alinhamentos e da projecção dos acontecimentos que interessam às classes dominantes.
Ler mais.

Ainda acerca dos residuos do Covão do Coelho

Deputado António Filipe questiona novamente a Assembleia da Répulbica,
em carta dirigida ao Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território.

Clique aqui.

05 março 2010

Os direitos dos trabalhadores a traço de humor

PCP promove Exposição Internacional de Cartoon:
“Exploração e direitos dos trabalhadores, olhar crítico a traço de humor”


 
O Partido Comunista Português, em colaboração com a Humorgrafe, vai realizar uma Exposição Internacional de Cartoon intitulada “ Exploração e direitos dos trabalhadores, olhar crítico a traço de humor”, no âmbito da Campanha Nacional que está a promover sob o lema “Lutar contra as injustiças - Exigir uma vida melhor”, que aborda as questões do emprego, dos salários e da precariedade.

Esta iniciativa, que se realiza num momento em que a pretexto da actual crise se intensifica a exploração e o ataque aos direitos dos trabalhadores para prosseguir com a acumulação de lucros escandalosos por parte dos grupos económicos, pretende também projectar a componente criativa e artística como parte integrante da luta em defesa dos direitos dos trabalhadores.
Nesse sentido, o PCP desafiou a Humorgrafe a colaborar em jornadas de reflexão, com a participação de cartoonistas e caricaturistas de vários pontos do globo e de diferentes opções políticas e ideológicas para que, a partir da sua própria reflexão filosófico-humorística, possam participar nesta iniciativa com o seu trabalho artístico sobre as grandes questões que hoje atingem milhões de trabalhadores e são elementos incontornáveis quando olhamos para o mundo em que vivemos: a luta pela dignidade do trabalho; a exploração de milhões de seres humanos e os lucros escandalosos dos grandes grupos económicos; o aumento do desemprego e o rasto de destruição social; a luta dos trabalhadores como factor de ruptura e mudança da vida dos Povos.
Esta Exposição estará patente entre 18 de Março e 9 de Abril no Centro de Trabalho Vitória, em Lisboa (Av. da Liberdade, 170) e contabiliza, até à data, cerca de 150 trabalhos, de 50 artistas oriundos de 30 países.

03 março 2010

Desemprego cresce em Portugal

Os dados sobre o desemprego, revelados hoje (1 de Março), mostram a situação gravíssima em que vivem os desempregados, grande parte dos quais vive sem qualquer apoio social. Franciso Lopes, do Secretariado do CC do PCP, em declarações à «Comunic», reafirmou que, para o PCP, esta é uma situação insustentável, ao mesmo tempo que existem mais de 700 mil desempregados, Portugal é um país cada vez mais dependente do exterior para as suas necessidades. Áudio

02 março 2010

UM DOCUMENTO COM INTERESSE

O orçamento do Departamento de Estado dos EUA para o ano fiscal de 2011 é um documento que merece exame. Ele revela, por exemplo, que nesse exercício o ministério da sra. Hillary Clinton pretende gastar mais US$20 milhões para tentar subverter o Estado cubano. Em relação ao querido amigo Uribe, da Colômbia, o State Department é generoso: destina US$203 milhões "para consolidar (...) o combate a grupos ilegais armados". Mas para o devastado Haiti concederam apenas US$146,3 milhões (além de US$19,4 milhões para narcóticos e US$220 mil para "educação militar internacional". Os novos clientes dos EUA, os golpistas hondurenhos, vão receber US$700 mil para a dita "educação militar internacional". Quanto a Portugal, a verba para isso felizmente é pequena: são só US$90 mil. Se um orçamento reflecte prioridades, ficamos a saber melhor o que eles querem.